Livro: 1983 - David Peace

E finalmente chego ao último livro da tetralogia.


1983 é a última parte da série Red Riding,, que tem deixado muitos leitores aterrorizados e ansiosos para saber afinal quem é o estripador de Yorkshire (Inglaterra). 
Tudo começou em 1974, quando alguns assassinatos despertaram a atenção de dois policiais. Nove anos depois, todos aqueles que se arriscaram a investigar os casos assustadores ainda não chegaram a uma conclusão, ou chegaram a várias, nunca comprovadas. 
Neste volume, mais um personagem entra em cena. É John Piggot, advogado contratado para defender um suposto sequestrador e assassino. Sua atuação, no entanto, extrapola o caso que está estudando.
Durante a investigação, Piggot cruza com personagens que habitaram as páginas da série e acaba ajudando na solução dos crimes de Yorkshire. A partir da trajetória e da perspectiva de três narradores, Peace constrói em 1983 um painel sombrio da depravação e da corrupção da justiça: BJ, o michê de 1974, Piggot, o mais próximo da figura de herói, e Maurice Jobson, o chefão da polícia, cuja carreira de corrupção e brutalidade atinge o auge. Quando seus caminhos se encontram, o destino não poderia ser outro: vingança. 
Com este livro, Peace encerra sua tetralogia colocando o ponto final num verdadeiro épico que já entrou para a história. 
Red Riding 1983 é a conclusão digna de uma das melhores séries contemporâneas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

[entre parênteses - O desafio das 52 semanas]

Filme: Woodlawn

Filmes: My All American