Mais sobre: Dia Mundial do sono

Dia Mundial do Sono 2018

No dia 16 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono, data com a qual se pretende sensibilizar a população para a importância do sono na saúde e bem-estar e ainda alertar que a qualidade de vida dos que têm perturbações do sono pode — e deve — ser melhorada.

A Associação Portuguesa do Sono (APS), uma associação sem fins lucrativos que tem por fim todas as ações que visem a investigação, desenvolvimento e divulgação dos temas relativos ao estudo do sono e das suas perturbações, volta a associar-se a esta iniciativa, com a dinamização de várias atividades, com destaque para a criação de um pequeno vídeo informativo e de sensibilização da população em geral.

O tema do Dia Mundial do Sono de 2018, proposto pela World Sleep Society, é “Dê importância ao sono, cuide dos seus ritmos, desfrute a vida”, com o qual se pretende dar projeção à atribuição do Prémio Nobel da Medicina, no ano passado, a três investigadores americanos que estudam os ritmos circadianos.

Ritmos circadianos são oscilações biológicas, de aproximadamente 24 horas, fundamentais para todas as células e seres vivos. Estas oscilações são condicionadas por estímulos como a luz/noite, temperatura, oxigénio e até exercício físico e alimentação. Muitos dos nossos processos fisiológicos variam também ao longo dessas 24 horas, desde os ciclos de sono, produção de hormonas ou a temperatura corporal.

Estas variações cíclicas, que ocorrem no nosso organismo ao longo do dia, estão sincronizadas com o meio ambiente e essa sincronização é crucial para a nossa saúde e bem-estar. Neste sentido, o mau funcionamento dos relógios biológicos está associado a várias patologias do sono, assim como ao desenvolvimento de doenças como a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares ou até cancro.

O vídeo produzido pela APS para assinalar o Dia Mundial do Sono em 2018 tem como objetivo principal alertar a população para este relógio circadiano e a importância de atender aos seus ritmos para conseguir um vida saudável. À semelhança do ano passado, a APS está a tentar assegurar que o pequeno filme de sensibilização seja divulgado em hospitais, centros de saúde e outros prestadores de cuidados de saúde, na rede de farmácias e em redes sociais.
O desafio da Associação Portuguesa do Sono é que acertemos o relógio neste dia e consigamos um melhor sono para todos.


Texto e video retirados de https://www.apsono.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

[entre parênteses - O desafio das 52 semanas]

Filme: Woodlawn

Livro: A Conspiração da Aranha - James Patterson