[entre parênteses]
NOT AGAIN
O que é o herpes labial?
O herpes labial é uma infeção comum, provocada pelo vírus Herpes simplex, que se manifesta em bolhas cheias de líquido em redor dos lábios, nariz ou queixo.
Como se contrai?
O vírus é frequentemente contraído na infância, normalmente sem nos apercebermos. Permanece em estado de latência no nosso organismo, até ser ativado por uma série de fatores.
Quem o contrai?
Aproximadamente 80% das pessoas está infetada pelo vírus, sendo que 20% sofre de surtos regulares de herpes labial, tendo 2 a 3 surtos por ano. Homens e mulheres têm a mesma probabilidade de sofrer de herpes labial, em qualquer idade.
O que provoca o herpes labial?
O vírus é frequentemente contraído na infância, normalmente sem nos apercebermos. Permanece em estado de latência no nosso organismo, até ser ativado por uma série de fatores:
- Exposição solar
- Tempo frio
- Menstruação
- Hormonas
- Febre
- Constipação ou gripe
- Fadiga
- Sistema imunitário enfraquecido
As etapas do herpes labial
Um surto de herpes labial dura entre 7 e 12 dias e tem, geralmente, cinco etapas distintas.
1 - Formigueiro ou comichão: Aparecem os primeiros sintomas — geralmente uma sensação de formigueiro, ardor ou comichão na zona em volta da boca ou nariz. Esta etapa dura normalmente cerca de seis horas e é frequentemente acompanhada por sentimentos de ansiedade e preocupação com a chegada iminente do herpes labial.
2 - A bolha: No espaço de algumas horas — ou alguns dias — a zona fica avermelhada e forma-se um aglomerado de pequenas bolhas cheias de líquido. Estas podem vir a fundir-se numa única bolha de maior dimensão. A sensação de latejar habitual nesta etapa é, frequentemente, bastante dolorosa.
3 - Úlcera: As bolhas incham e depois rebentam, deixando uma úlcera avermelhada superficial. Esta é a etapa mais dolorosa e contagiosa do ciclo e é também nesta fase que os atingidos se sentem mais inseguros.
4 - A crosta: Forma-se uma crosta seca e castanha. Se a crosta quebrar, pode haver comichão, ardor e sangramento.
5 - Cicatrização: A crosta desfaz-se em flocos e a lesão do herpes labial cicatriza totalmente.
Comentários
Enviar um comentário