Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro 11, 2018

Palavra do Dia

Imagem

Só porque sim - Depois da leitura

Imagem
Ferdinand de Saussure

Linguista suiço que foi o pai do estruturalismo e que mostrou que a linguagem é um sistema e não um conjunto de palavras.
A. J. Ayer

Propagador britânico do positivismo lógico que defendia o princípio de verificação para identificar o significado na linguagem e afirmava que toda metafísica é sem sentido, incluindo qualquer discussão a respeito de Deus.
Willard Van Orman Quine

Filósofo analítico americano cuja visão cientifica da filosofia foi além do positivismo lógico e lhe possibilitou o desenvolvimento de uma abordagem holística do conhecimento
Jürgen Habermas

Teórico crítico alemão defensor da racionalidade comunicativa na esfera pública

Blá blá blá

Imagem

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
Jean Paul Sartre

Filósofo, dramaturgo e romancista francês que popularizou o existencialismo.
Hannah Arendt

Filósofa política judia e alemã que emigrou para os EUA e analisou o totalitarismo, cunhando o termo "banalidade do mal" para descrever as acções dos nazista no Holocausto.
Simone de Beauvoir

Filósofa e romancista francesa que trabalhou  na tradição fenomenológico - existencialista e cujo livro "O segundo sexo" tornou-se o texto fundador da segunda onda do feminismo.

Palavra do dia

Imagem

[entre parênteses]

Imagem
Quando de manhã queres sair e não encontras a carteira em lado nenhum, e vais da entrada até ao quarto , passando pela sala, quarto de banho e cozinha e ela não aparece em lado nenhum...


Chegas ao carro e lá está ela bonitinha e sozinha no banco de trás!
Estou mesmo a queimar o último dos fusíveis...

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
Herbert Marcuse

Filósofo germano - americano e pai da Nova Esquerda que cunhou o termo "tolerância repressiva"
Gilbert Ryle

Filósofo britânico que cunhou o termo "fantasma na máquina" para descrever o dualismo cartesiano que ele refutava.
Hans-Georg Gadamer

Criador alemão da hermenêutica moderna, que ele mostrou ter relevância para além da estética e da filosofia, chegando à política e ao direito.
Jacques Lacan

Psicanalista e filósofo francês que defendia que o inconsciente é estruturado como a linguagem.
Karl Popper

Pensador nascido na Áustria que transformou a filosofia da ciência numa disciplina estabelecida e traçou as origens do totalitarismo em Platão, Hegel e Marx

Blá blá blá

Imagem

Só porque sim

Imagem
Se há coisinha de que eu gosto é de ver séries... Podia ser pior, há coisas bem piores... E confesso-me uma fã das séries da Netflix (mesmo não sendo subscritora do serviço). Gosto do facto de a série sair logo toda (o que a bem dizer também não constitui um entrave para mim as séries semanais)


1 - Narcos - Vi as 3 temporadas - ADORO 2 - Making a Murderer - Vi a 1.ª temporada à espera que saia a 2.ª - ADOREI 3 - Unbreakable Kimmy Schmidt - Já tenho para ver 4 - Luke Cage - Vi 1.ª temporada 5 - Stranger Things - Vi as 2 temporadas e à espera de mais - O ano passado deixei passar. Este ano vi as duas temporadas seguidas, a primeira em dois dias. 6 - Daredevil - Vi 2 temporadas - Adoro heróis da Marvel e este Daredevil está fantástico. 7 - Master of None - Nunca ouvi falar - vou ter de pesquisar :) 8 - Jessica Jones - Ainda não vi mas já tenho para ver 9 - Orange is the New Black - Vi 5 temporadas - ADORO 10 - House of Cards - Só vi 1 série, confesso que não me atraiu muito.

Filme 8/2018 - Escobar, Paradise Lost

Imagem
Escobar Paradise Lost, com o Benecio Del Toro no papel de Pablo Escobar Gaviria

O jovem surfista Nick viaja à Colômbia. Em um lugar paradisíaco, de praias brancas e águas cristalinas, ele se apaixona perdidamente pela bela Maria. Tudo parece perfeito, até que ele conhece o tio da namorada: o temido traficante Pablo Escobar.

Palavra do Dia

Imagem
Porque hoje é o dia