Mensagens

A mostrar mensagens de Janeiro 14, 2018

Do dia de ontem - O melhor presente de sempre

Imagem
Ontem foi sexta feira. E eu não digo sempre que as coisas boas acontecem à sexta? Eu nasci a uma sexta e a minha filha nasceu a uma sexta. Nascemos já a dar as boas vindas ao fim de semana!
Mas ontem era, supostamente, uma sexta normal. Fim de semana sem filhas, noite de irmos jantar os dois fora. E de repente recebo um envelope, a meio do jantar! Era suposto ter sido a minha prenda de anos. Mas ele não resistiu e deu-me quase com um mês de antecedência.
EU VOU VER OS U2! Não consigo escrever muito mais do que isto: EU VOU VER OS U2 :)

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
Arthur Schopenhauer

Antirracionalista alemão que via o ascetismo como única postura defensável num universo hostil aos esforços insaciáveis do desejo humano.

C.S.Pierce


Lógico e cientista americano que estabeleceu os princípios do pragmatismo.

William James


Psicólogo americano que definiu a natureza da consciência como um fluxo, apresentou as ideias do pragmatismo a um público amplo e explorou as variedades da experiência religiosa.

Só porque sim - Depois da leitura

Imagem
Karl Marx

Criador alemão de uma metodologia que utiliza política, filosofia e economia para analisar a situação histórica do homem e desenvolver projectos de mudança.

[entre parênteses - O desafio das 52 semanas]

Imagem
Quem já não ouviu falar do desafio das 52 semanas? Uma forma de poupar dinheiro durante um ano [52 semanas]. A ideia é ir poupando progressivamente, e por cada semana poupar o correspondente a essa semana, ou seja, 1.ª semana - 1 euro, 2.ª semana - 2 euros e por ai adiante, até à última semana do ano, 52.ª semana - 52 euros. Tudo somado no final do ano teríamos poupado 1.378,00 Euros. E que maravilha que era.
O desafio das 52 semanas, pode ser feito de várias formas:
a) De forma crescente (conforme referido supra)

 b) De forma decrescente - Começa por se poupar 52 Euros na 1.ª semana, 51 Euros na 2.ª e assim sucessivamente. Na última semana apenas se poupa 1 euro. Há quem diga que mais facilmente se consegue chegar ao fim, uma vez que o esforço vai diminuindo e por isso custa menos.

c) Há quem opte por reduzir em metade o valor poupado e dessa forma mais facilmente conseguir cumprir com o desafio. Desta forma no final do ano terá poupado 689,00 Euros, o que já não é nada mau!

d) E de…

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
Søren Kierkegaard



Pensador dinamarquês que estabeleceu temas-chave do existencialismo e afirmou que a verdade deveria ser encontrada na experiência subjectiva do mundo, e não compreendida puramente por métodos subjectivos.

Blá blá blá

Imagem

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
Charles Darwin

Naturalista britânico e pai da teoria moderna da evolução por selecção natural.

Do dia de ontem

Imagem
É frequente dizerem que a Miss é a minha fotocópia. Quer fisicamente quer em feitio e expressões, quer físicas quer verbais. Fisicamente nunca achei muito, mas ok. Expressões físicas e verbais é perfeitamente natural, uma vez que tendem a "imitar", ainda que inconscientemente, as pessoas com quem passam mais tempo. Já de feitio é a mãe chapada. Nisso não há volta a dar. Para o bem e para o mal #NãoSomosParecidasSomosIguais
No entanto e como é óbvio tem coisas dela, só dela, da individualidade e personalidade que são próprias e que a caracterizam. Como por exemplo ter participado ontem no corta mato da escola. Não colocou em dúvida que queria participar e correr (até porque dessa forma, além de divertido, como também referiu, estaria dispensada das aulas.... tão bom ter essa idade!). E correu, pelos vistos correu muito e ficou em 9.º em 70, o que para mim foi fantástico e motivo de orgulho. Para ela não porque ia em 2.º e após ter sido empurrada acabou em 9.º e desta forma n…

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
Ludwig Andreas von Feuerbach

Filosofo Alemão e jovem hegeliano que rompeu com o seu mestre e, como materialista radical e crítico da religião, teve grande influência sobre Karl Marx

Só porque sim - Depois da leitura

Imagem
Henry David Thoreau

Transcendentalista americano que defendia a desobediência civil e influenciou o ambientalismo.

Blá blá blá

Imagem

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
Auguste Comte
Pensador francês que deu origem ao positivismo e lançou as  bases da sociologia.

Do dia de ontem

Imagem
Ontem foi o dia de estabelecer um compromisso. Dia de confiar. E, até onde sei, correu muito bem.
Ontem a Amora não teve grande parte das aulas. A professora de matemática, que também é a directora de turma, e que lhes daria 90 m de matemática, 45 minutos de cidadania e mais 45 m de apoio, faltou. Ligou a perguntar se podia sair da escola com uns amigos e ir comprar gomas e ir para o parque que é logo ali ao lado.
Ligou. Podia não ter ligado, é certo! Mas ligou e pediu. Tenho a certeza (quase 100%) que se tivesse dito que não, ela não tinha saído da escola. Mas ligou e pediu. E eu deixei. Confiei. Sabia com quem ia e com quem estava. Mesmo assim não fiquei totalmente descansada. Mas ora bolas, eu com menos um ano do que ela (sim porque fui para o 5.º ano com apenas 9 anos e ela em breve vai fazer 11) andava sozinha de autocarro e andava pelo meio da rua, e ia para casa sozinha. Outros tempos... mas também havia perigos e carros, e pessoas e tudo!
Confiei. Correu bem!



Só por que sim - Depois da Leitura

Imagem
G. W. F. Hegel

O maior criador de sistema na filosofia, cujo trabalho foi o ápice do idealismo alemão e teve grande influência sobre Karl Marx.




Blá blá blá

Imagem

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
Johann Gottlieb Fichte

Desenvolveu o idealismo alemão após Kant e foi muitas vezes mencionado por nacionalistas alemães como um previsor do destino daquele país nos séculos XIX e XX.

Séries Novas - Manhunt Unabomber

Imagem
Ontem comecei a ver mais uma série (sim, porque vejo pouquíssima coisa... mas porque nada me está a excitar propriamente!). Desta achei interessante e pronta para ver o episódio 2 hoje à noite.
A série Manhunt, Unabomber, disponível na Netflix, merece ser vista por várias razões. A história retrata, com base em acontecimentos reais, as investigações conduzidas pelo FBI para encontrar o responsável por uma série de atentados terroristas nos EUA por aquele que passou a ser chamado de Unabomber (acrônimo para university, airline bomber). Em um período de 18 anos, entre 1978 e 1995, ele perpetrou 16 atentados, enviando artefatos explosivos pelo correio.A série conta, em oito episódios, o que ocorre após a seleção de um novo perfilador, Jim Fitzgerald, para a força-tarefa do FBI encarregada de descobrir a identidade do “Unabomber”. Fitzgerald consegue, após muitos percalços e resistências institucionais, encontrar evidências que permitem a identificação do terrorista como Ted Kaczynski. O …

[entre parênteses]

Imagem
Esta foi a primeira música que conheci deles. Era o tema de um par romântico qualquer numa novela brasileira há muitos anos atrás (já descobri que foi da novela A Viagem).

Impossível não gostar!
Mais ou menos no ano seguinte, tinha um amigo que era DJ nos tempos livres, e que nos gravava K7s, com a música que ouviamos no Batô.
Na minha K7 tinha também estas:



Foi assim que conheci os The Cranberries e a maravilhosa voz da Dolores O'Riordan. Morreu ontem aos 46 anos. RIP.

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
John Stuart Mill


Filósofo britânico que definiu a aplicação de princípios utilitaristas do empirismo britânico do século XIX em questões politicas, económicas e sociais. Filó

Blá blá blá

Imagem

Só porque sim - Depois da Leitura

Imagem
Immanuel Kant

Filósofo alemão que é a figura central no pensamento moderno. A sua filosofia crítica sintetizou fé religiosa e autonomia humana, e influenciou todas as áreas da investigação filosófica, da matemática à estética.

Filmes 3/2018 - Carol

Imagem
Terceiro filme de 2018.
CAROL
Therese Belivet tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol, uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias.
Sinceramente? Não achei nada de especial


Blá blá blá

Imagem

Livro 3/2018 - 50 Pensadores que Formaram o Mundo Moderno

Imagem
Mudando radicalmente o tema, este vai ser o próximo livro.
Resenha: Este livro esboça a história das ideias humanas, dos filósofos da Antiguidade Clássica ao século XVIII europeu, passando pelos escolásticos cristãos da Idade Média e o desenvolvimento do pensamento renascentista, culminando na filosofia de Descartes. O desenvolvimento do pensamento moderno é então traçado por meio de uma sequência de perfis acessíveis dos pensadores mais influentes em todos os domínios da atividade intelectual desde 1789. Estão entre eles os alemães Kant, Fichte, Schelling e Hegel; os utilitaristas Bentham e Mill; os transcendentalistas Emerson e Thoreau; Kierkegaard e os existencialistas; fundadores de novos campos de pesquisa como Weber, Durkheim e C.S. Peirce; os filósofos analíticos Russell, Moore, Whiteheade Wittgenstein; líderes políticos de Mohandas K. Gandhi a Adolf Hitler; teóricos do século XX, de Barthes e Foucault a Lacan e Chomsky; e, finalmente, os quatro formadores chave do nosso mundo …